No momento, você está visualizando Descubra o momento ideal para finalizar o Cutting! 

Descubra o momento ideal para finalizar o Cutting! 

Saber quando parar o Cutting é um dos conhecimentos mais necessários para quem busca reduzir o percentual de gordura mantendo ao máximo a massa muscular conquistada durante o Bulking. 

Exagerar na quantidade de meses em déficit calórico pode sabotar seus resultados e catabolizar grande parte da sua massa muscular, jogando no lixo todo seu esforço para hipertrofiar durante o Bulking.

Por outro lado, encerrar o Cutting precocemente pode impedir que você alcance os resultados desejados e a definição muscular almejada. Ainda restarão alguns quilinhos de gordura que comprometerão o nível de definição e, com certeza, você não terá alcançado seus objetivos, apesar de poder ter obtido bons resultados.

Dessa forma, é muito importante saber por quanto tempo ficar em Cutting!

Como saber quando parar o Cutting?

Normalmente, dois a quatro meses de Cutting costumam ser suficientes para reduzir o percentual de gordura corporal e promover a definição sem comprometer sua massa muscular. Na maioria dos casos, esse intervalo de tempo funciona como um ponto de referência ideal.

Entretanto, determinar a duração exata que você deve ficar em Cutting é algo muito subjetivo e depende de vários fatores individuais como o nível inicial do percentual de gordura corporal (BF), a estratégia adotada e os objetivos pessoais.

  1. Indivíduos, por exemplo, com um alto percentual de gordura corporal inicial (como 20% de BF) que adotaram uma estratégia de redução calórica moderada (ex.: 200 kcal por dia) provavelmente precisarão prolongar o cutting para ver resultados significativos.
  2. De modo contrário, pessoas com menor percentual de gordura corporal (como 12% de BF) que adotaram um déficit calórico mais agressivo (ex.: 500 kcal/dia) podem, por exemplo, alcançar 10% de BF rapidamente, em menos de dois meses – bem mais rápido do que o outro grupo.

Contudo, essa estipulação depende, novamente, dos objetivos pessoais de cada um. Um indivíduo com 20% de BF que deseja reduzir apenas 1% (para 19%) terá um cutting mais curto. Já outro com 12% de BF que pretende atingir 5%, ou seja, uma redução de 7%, terá um processo bem mais longo e exigente.

Em outras palavras, a estratégia de duração de um processo de Cutting é algo que deve ser personalizado aos seus objetivos. Não há uma fórmula ideal para saber quando parar o Cutting. Mas, claro, há algumas questões que devem ser observadas.
Sendo assim, listamos todas as situações nas quais você deve finalizar o processo de Cutting. São elas:

  1. Atingiu seus objetivos pessoais;
  2. Perda agressiva de massa muscular;
  3. Quedas agressivas de cargas no treino;
  4. Excesso de cansaço, queda na libido, agressividade ou queda de humor.

Atingiu seus objetivos pessoais

O primeiro caso para finalizar o Cutting é a partir do momento que você conseguiu atingir seus objetivos de definição muscular. Em outras palavras, é quando você olha no espelho e sente que alcançou o que queria.

Para homens, isso costuma ser em, aproximadamente, 10 a 12% de gordura corporal.

Para mulheres, algo por volta de 16 a 18% de BF já apresenta resultados estéticos significativos. 

Assim, se você iniciou com 20% de BF e estabeleceu como meta chegar a 12%, ao atingir essa meta, é hora de considerar encerrar o Cutting.

Perda agressiva de massa muscular

Como mencionamos, um dos grandes desafios do cutting é evitar mantê-lo por um período excessivamente prolongado, o que pode resultar em grandes perdas de massa muscular. 

Em um Cutting, a perda de músculos é algo comum de ocorrer, mas apenas em pequenos níveis. Todavia, após certo período de tempo em um déficit agressivo, o metabolismo humano de um indivíduo tende a aumentar o catabolismo celular, utilizando de forma agressiva os seus músculos como fonte de energia.

Dessa forma, assim que perceber sinais significativos de perda de massa muscular, é altamente recomendado parar o processo de Cutting. Insistir nessa estratégia pode ser muito degradante para os seus músculos, jogando no lixo todo seu trabalho durante o Bulking.

Para saber se está perdendo músculo em excesso, indicamos que faça avaliações corporais frequentemente. Isso pode ser feito com a ajuda de profissionais, ou mesmo em casa, realizando algumas sessões de fotos e comparando-as regularmente.

Em alguns casos, grandes perdas musculares podem não significar a hora ideal de parar o Cutting. Contudo, isso é válido apenas para indivíduos avançados e profissionais, como fisiculturistas, ou pessoas que desejam reduzir muito seu percentual de gordura (por volta de 5%).

Nesses casos, é comum sacrificar uma grande quantidade de músculos para atingir objetivos específicos.

Quedas agressivas de cargas no treino

Outro fator importante que pode indicar o momento certo para interromper o cutting é a diminuição acentuada nas cargas de treinamento. 

Quando você percebe quedas expressivas no peso que consegue levantar antes e depois do Cutting, isso pode ser um sinal de que o corpo está entrando em um estado de catabolismo muscular ou esgotamento energético severo.

Reduções significativas de 30%, 40% ou até 50% na carga de exercícios são um alerta claro de que você pode estar perdendo massa muscular em excesso. Assim, é recomendado que pare o processo de Cutting.

Excesso de cansaço, queda na libido, agressividade ou queda no humor

Por fim, a última situação que indica que o seu processo de Cutting está sendo muito prolongado, e que é a hora certa de interrompê-lo, é o excesso de mudanças significativas no bem-estar físico e emocional.

Sintomas como sono, cansaço, agressividade e queda na libido são comuns em um processo de Cutting, desde que em baixos níveis. A partir do momento que esses sinais começam a se combinar e aumentar, é hora de avaliar seriamente a continuidade do cutting. 

Ignorar esses sintomas pode levar a problemas mais graves, como desequilíbrios hormonais, síndrome de overtraining e até esgotamento mental.

Uma estratégia muito adotada por atletas nesses casos é realizar um Mini-Bulking que consiste em aumentar a quantidade de calorias ingeridas diariamente para que o seu metabolismo volte a se regular, acabando com todos esses sintomas e, após algumas semanas, retomar o processo de Cutting.

Deixe um comentário