O fisiculturismo é considerado um esporte desde o começo do século XX com a figura de Eugen Sandow que organizou algumas das primeiras competições oficiais desse esporte e, hoje, é considerado por muitos como o “pai do fisiculturismo”.
Entretanto, só décadas depois é que as figuras femininas conquistaram espaço nesse esporte. Foi apenas em 1977 que ocorreu a primeira competição feminina de fisiculturismo nos Estados Unidos, a Ohio Regional Women´s Physique Championship, inaugurando oficialmente a entrada das mulheres no mundo da musculação.
Mas, e então? Está pensando em participar de uma competição feminina de fisiculturismo, mas não sabe como?
Veja tudo sobre como participar de uma competição feminina de fisiculturismo. Saiba quem organiza as competições, o que são federações, como se inscrever e se filiar, e outras dicas, do tipo: qual a melhor categoria feminina para iniciantes.
Índice
Federações
Creio que você já tenha ouvido falar das federações de fisiculturismo. Mas, você sabe o que são?
Assim como em outros esportes, o fisiculturismo tem suas próprias federações. Uma federação é uma entidade responsável por organizar, regulamentar, promover e divulgar o esporte a nível regional, nacional e internacional.
São elas que organizam as competições, buscam atrair patrocinadores, divulgam e vendem ingressos e, até mesmo, treinam árbitros e juízes. Basicamente, é a responsável, financeiramente e administrativamente, por todo o evento.
Existem inúmeras federações de fisiculturismo que atuam no mundo todo atualmente. Mas há uma diferença crucial entre elas, que as divide em dois grupos: Federações Naturais e Federações Não Naturais.
Natural X Hormonizado
Como se sabe, o fisiculturismo é um esporte muito conhecido pela sua alta demanda de recursos ergogênicos (hormônios peptídicos, diuréticos, fatores de crescimento, SARMs), recursos geralmente proibidos em outros esportes, mas não é bem assim.
O fisiculturismo, de fato, possui uma alta demanda de anabolizantes e outras substâncias que ajudam os atletas a ganhar massa muscular e perder gordura. Isso simboliza uma grande parte do esporte, mas não tudo.
Com o passar do tempo, o fisiculturismo se dividiu em dois tipos de federações e competições. Existem federações que permitem (ou pelo menos não ligam) que a (o) atleta faça uso dessas substâncias e existem as que proíbem tal prática.
As federações que proíbem são conhecidas como “Federações Naturais”. Elas realizam rigorosos controles antidoping em seus atletas com testes de urina e, até mesmo, testes de polígrafo (o famoso “detector de mentiras”).
Isso já não ocorre nos outros tipos de federações, nelas a atleta pode utilizar o que e quanto quiser para atingir o melhor físico em cima dos palcos. Mas, claro, elas não obrigam ninguém a fazer uso dessas substâncias.
O principal ponto aqui é que você deve escolher em que tipo de competição você irá participar. Se decidir seguir o caminho natural, você até pode participar de competições “hormonizadas”, mas saiba que estará em grande desvantagem. É quase certo que não conseguirá alcançar altas colocações.
Então, o primeiro passo é fazer essa escolha: natural ou hormonizado.
Principais Federações
Agora que você já fez sua escolha, é bom que conheça as principais federações mundiais, pois são nelas que você irá competir.
IFBB
A IFBB (International Fitness and Bodybuilding Federation) é uma das maiores federações de fisiculturismo do mundo e, inclusive, é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Ela foi criada em 1946 no Canadá e hoje tem mais de 200 países filiados que realizam competições sobre sua bandeira.
NPC
A NPC (National Physique Committee) é uma das maiores organizações de fisiculturismo amador do mundo, fundada em 1982 nos Estados Unidos. Ela é filiada à IFBB Pro League, que é a principal liga profissional de fisiculturismo.
A NPC organiza competições em várias categorias, como Bodybuilding, Bikini, Men’s Physique, Classic Physique, entre outras, tanto para mulheres quanto para homens.
NABBA
Formada em 1948, a NABBA (National Amateur Body-Builders’ Association) é uma federação precursora do fisiculturismo.
Ela foi inicialmente fundada no Reino Unido e atua, hoje, em diversos países. Grandes nomes do fisiculturismo já passaram por essa federação, como Steve Reeves (Ator de Hércules dos anos 50) e o próprio Arnold Schwarzenegger (quatro vezes campeão nessa federação).
WBFF
A WBFF (World Beauty Fitness and Fashion) é conhecida por combinar o fisiculturismo com a estética e a moda, oferecendo um formato de competição mais glamoroso.
Fundada em 2007 pelo famoso fisiculturista Paul Dillett, a federação se diferencia ao focar também em aspectos de beleza e presença de palco, além da musculatura. As competições da WBFF incluem categorias como muscle model e diva fitness, misturando o esporte com o entretenimento e a moda.
Em muitas das suas categorias os atletas costumam usar até roupas de gala como smokings e vestidos, o que é atípico dentro do fisiculturismo convencional.
WNBF
A WNBF (World Natural Bodybuilding Federation) é uma das mais renomadas federações de fisiculturismo natural – sem uso de substâncias proibidas e esteróides – do mundo, estando presente em mais de 60 países.
Seu primeiro show ocorreu em 17 de março de 1990 em Minnesota (Estados Unidos). Esse evento foi chamado de WNBF Pro Natural Mr. Universe e reuniu 13 fisiculturistas de diferentes estados com uma premiação de $2.500 dólares pela vitória.
Tanto dentro quanto fora de suas competições, os atletas são submetidos a rigorosos testes antidoping. São feitos exames dos mais diversos tipos, desde exames de urina até testes de polígrafo.
INBA/PNBA
A INBA/PNBA (International/Professional Natural Bodybuilding Association) é uma federação de naturais que começou em academias e ginásios. Denny Kakos, um dos fundadores, iniciou essa federação realizando eventos em academias e, posteriormente, no auditório da sua cidade.
Assim como a WNBF, ela é reconhecida pelos seus rigorosos testes antidoping, que garantem uma competição justa entre seus atletas.
O objetivo da INBA/PNBA, segundo seus fundadores, é mostrar que “é possível ser um atleta natural e saudável, destacando a importância do fisiculturismo natural para a saúde e o bem-estar”.
Qual a diferença entre a INBA e a PNBA? A diferença é simples. Atletas amadores dessa federação competem pela INBA (International Natural Bodybuilding Association). Já para os atletas profissionais, foi criada uma plataforma específica a PNBA (Professional Natural Bodybuilding Association). Porém, ambas as divisões fazem parte da mesma federação. |
Braff
A Braff (Bodybuilding and Fitness Federation) é um exemplo de federação local do Rio de Janeiro que realiza campeonatos amadores de fisiculturismo e fitness. Apesar de ter uma infraestrutura menor em comparação com federações maiores, como a IFBB, a Braff (e diversas outras federações regionais) oferece uma importante plataforma para atletas regionais se destacarem em competições locais. Ela é ótima para quem está iniciando sua carreira no fisiculturismo.
Além disso, a afiliação na Braff não é obrigatória, você pode competir apenas pagando a taxa da inscrição.
É muito recomendado que você faça uma pesquisa de federações regionais perto de você, pois elas são uma ótima porta de entrada para quem está iniciando. Pesquise nas redes sociais. |
Filiação e Inscrição
Para participar de alguma competição feminina das federações citadas anteriormente, a atleta deve passar por duas etapas consecutivas: filiação e inscrição.
Na etapa de afiliação, que deve ser feita antes da inscrição, a atleta deve criar um cadastro dentro da federação desejada. Caso, por exemplo, ela queira participar de uma competição organizada pela IFBB, ela deve ser filiada a essa federação, só assim poderá se inscrever em alguma competição sediada por essa organização.
Para fazer esse processo, a federação pede alguns dados como Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), número para contato, endereço, profissão etc. Também será preciso desembolsar uma taxa que costuma variar de R$300,00 a R$800,00 (valores relativos aos anos de 2024-2025) e ela deve ser paga todos os anos caso a participante queira renovar a afiliação. Do contrário, ela não conseguirá participar de competições nos anos posteriores.
Depois disso, basta escolher a competição de interesse e inscrever-se. A inscrição também ocorre pelo site e também será requisitado alguns dados pessoais.
Além disso, a atleta precisa informar em qual categoria deseja competir e pagar a taxa de inscrição. Caso você não saiba o que são categorias, clique aqui.
Vale destacar que se você deseja competir em mais de uma categoria, será cobrada uma taxa adicional, além do valor da inscrição, por cada categoria a mais.
Depois de feita a inscrição e a filiação, a presença da atleta já está confirmada na competição, então basta se preparar fisicamente e observar as regras da federação na qual você irá competir e as regras da categoria que você irá participar – como a roupa, as poses, critérios de julgamento e etc.
Categorias e Classes
No fisiculturismo, tanto masculino quanto feminino, os atletas são divididos e segmentados conforme diferentes critérios dentro de cada competição, como características físicas, níveis de experiência e estilos de apresentação. Essas divisões são regularmente chamadas de classes e categorias.
Nas categorias, as atletas são divididas conforme as características físicas. É a mais importante das divisões. Toda atleta deve conhecer as principais categorias, pois sua preparação deve se basear nisso.
Categorias como a Bikini pedem um físico muscular menos volumoso com glúteos arredondados e um bom quadríceps, cintura fina e um percentual de gordura baixíssimo. Já a Wellness é uma categoria acima da Bikini em questão de desenvolvimento muscular. Nessa categoria as atletas precisam de um físico mais cheio e curvilíneo, com ênfase em glúteos e coxas, o percentual de gordura já não precisa ser tão baixo.
Existem ainda outras categorias. Então, uma atleta que deseja, por exemplo, concorrer na categoria Bikini muito dificilmente conseguirá concorrer, com o mesmo físico, na categoria Wellness, já que as diferenças entre elas são bem acentuadas.
Assim, você precisa escolher qual a categoria que mais se encaixa com o seu físico e a que você mais aprecia, para assim escolher em qual irá competir. Caso você queira entender melhor sobre as outras categorias para tomar sua decisão, clique aqui.
As principais categorias femininas são:
- Bikini;
- Wellness;
- Figure;
- Women’s Physique; e
- Women’s Bodybuilder.
Todas essas categorias estão detalhadas nesse artigo.
Dicas e Dúvidas
Quanto custa a afiliação de uma competição de Fisiculturismo?
O valor para se filiar em uma federação de fisiculturismo varia de R$300,00 a R$800,00 aproximadamente; dependendo, claro, de cada federação. Esse valor deve ser pago todos os anos para que o atleta possa continuar participando de competições na federação. Quando falamos de federações fora do país, isso pode ficar um pouco mais salgado, já que os valores passam a ser em dólar, variando de $70 a $150 (dólares). Para conferir ao certo acesse o site da federação desejada.
Quanto custa a inscrição de uma competição de Fisiculturismo?
O valor para se inscrever em uma competição de fisiculturismo pode variar bastante, dependendo da competição. Competições mais renomadas tendem a ter um custo mais alto, variando entre R$200,00 e R$600,00 aproximadamente. Se o atleta quiser participar de mais de uma categoria, é necessário pagar uma taxa adicional por cada categoria extra. Para informações exatas, é recomendável acessar o site da federação correspondente.
Onde posso me filiar na federação e me inscrever na competição?
Os processos de afiliação e inscrição nas competições estão disponíveis nos sites das federações. Será necessário fornecer alguns documentos, como Carteira de Identidade, CPF, número de contato, endereço, entre outros, além de realizar o pagamento das taxas de afiliação e inscrição.
Quanto custa o ingresso de uma competição de Fisiculturismo?
O ingresso para assistir a uma competição de fisiculturismo natural também varia, geralmente entre R$60 podendo chegar aos R$300,00, com valores maiores para competições mais prestigiadas. Em competições internacionais, os ingressos podem ser ainda mais caros dependendo da competição uma vez que são pagos em dólares. Para confirmar os valores, é aconselhável verificar o site da federação e a página específica da competição.
Qual a melhor categoria para quem está começando no fisiculturismo feminino?
As melhores categorias para quem está começando no fisiculturismo são a Men’s Physique (masculina) e a Bikini (feminina). Essas categorias não exigem tanto volume muscular quanto às demais, sendo perfeitas para iniciantes. Isso porque atingir grandes volumes musculares demanda anos de treinamento intenso. O atleta pode começar sua carreira competindo nessas categorias e, se desejar, progredir para outras que exigem maior volume muscular.